Blog

Dicas Para Comprar seu Imóvel

Defina com a sua família quais são as suas prioridades para este imóvel. Foque em:

  1. Que localização você deseja. (Qual bairro?)
  2. Quais características são essenciais para o empreendimento. (Aqui vale a pena relevar a quantidade de dormitórios, de vagas na garagem, de unidades e de torres. É bom também ver a metragem da unidade, do terraço, o perfil do produto, a data de entrega e o preço do condomínio)
  3. Até que valor você pode gastar. (A dica é que este quesito não restrinja a sua procura, ou seja, não deixe de ver o produto porque ele sai um pouco da sua margem. É possível fazer negociações. O mais importante é avaliar o valor do metro quadrado, pois esta é a base para medir a valorização do produto e para a revenda).

Procure todas as ofertas que atendem as suas prioridades. Isto pode ser feito de diversas formas, como por exemplo:

  1. Internet: atualmente o meio que traz maior garantia de agrupar todas as ofertas do mercado. Basta um click e você pode fazer uma primeira avaliação de todas as opções possíveis. Há sites de empresas do setor que possuem ainda chat com corretores on-line que estão totalmente aptos a tirar as dúvidas sobre o produto e outras opções que você desejar.
  2. Jornais, revistas, TV e outros.

Defina alguns produtos que mais lhe agradam para uma primeira avaliação. Considere todos os produtos que te despertaram interesse.

A análise do apartamento decorado, da vizinhança e do bairro deve ser feita de maneira bastante realista e adequada ao que você quer e precisa. Aqui é a hora de tirar todas as suas dúvidas. Converse com o corretor, e se for necessário vá mais de uma vez ao mesmo plantão.

Após visitar todos os produtos que te despertaram interesse, naturalmente algumas alternativas serão descartadas. Visto isso, você tem agora um leque reduzido de opções que lhe agradam.

  1. Leve a sua família para participar desta segunda etapa. Todos precisam se sentir “em casa” na escolha que for feita;
  2. Visite o plantão de vendas em diferentes horários e dias da semana. Esta experiência garante diversos olhares sobre o local do empreendimento.

Faça uma matriz com as suas prioridades. Esta é uma dica para deixar o emocional de lado e analisar racionalmente as opções. É simples: basta listar em um papel os tópicos que influenciam na sua escolha (localização, características do produto e valor, por exemplo), atribuir um peso para cada tópico e, feito isso, dar notas para todos os empreendimentos em cada tópico. Desta maneira é possível comparar as características de forma bastante objetiva. O fator emocional é muito importante e obviamente será levado em conta, mas recomenda-se considerar uma analise “fria” no momento da compra.

Você achou o produto que sempre quis e vai comprá-lo. E agora? Confira as dicas a seguir.

Cheque a procedência das empresas envolvidas no projeto do seu empreendimento. A incorporadora, a construtora e a empresa de vendas.

Definir o prazo de pagamento que mais lhe convém: curto ou longo prazo.

  1. Análisar as questões que competem ao financiamento:
    • Caso opte pela tabela de pagamento de “curto prazo”, seu financiamento será feito direto com a Incorporadora;
    • Caso opte pela tabela de pagamento de “longo prazo”, seu financiamento poderá ser feito direto com a incorporadora ou com um banco.

Adeque a tabela de vendas no prazo que você escolheu ao seu fluxo de caixa. Este processo dá origem a uma Proposta de Pagamento.

A sua Proposta de Pagamento será avaliada pela incorporadora e só será dada sequência ao processo de compra após a aprovação desta.

Com a Proposta de Pagamento aprovada, a incorporadora fará uma análise do seu crédito. Esta análise garante para a empresa que você está apto a se comprometer com os pagamentos da sua unidade. É levada em conta nesta análise se você tem restrições no SERASA e ACSP, se a idade do comprador no término do financiamento não é superior a 70 anos (padrão de mercado) e se a sua renda é compatível para o pagamento das parcelas contidas na sua proposta. O mercado tem como padrão que a parcela compreenda de 25% a 30% da sua renda.

  1. Documentos necessários para análise de crédito de Pessoa Física:
    • CPF
    • RG
    • Comprovante de endereço
    • Comprovante de renda referente aos 3 últimos meses
    • Certidão de estado civil
    • caso houver cônjuge este deverá levar todos os documentos acima também.
  2. Documentos necessários para análise de crédito de Pessoa Jurídica:
    • Contrato social da empresa com as ultimas alterações;
    • Carta do CNPJ da empresa;
    • Comprovante de renda referente aos 3 últimos meses.
  • Fechou Negócio? Parabéns! Que esta conquista traga realização e a confiança de ter um imóvel Cyrela – sinônimo de solidez e modernidade. Se você busca um bom investimento, nossa intenção é atender a sua expectativa. Esperamos que você e sua família vivam bons momentos no seu novo lar, aproveite.